domingo, 21 de novembro de 2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
sábado, 6 de novembro de 2010
Brasil Afro 2010 - PRESENÇA DE BABAÇU
O Salão Nacional de Fotografias “Brasil Afro”, realizado há oito anos pelo Grupo Imagem - Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba e pela Associação Cultura Votorantim, finalizou o processo de seleção com um número recorde nas participações: foram recebidos 849 trabalhos de 291 fotógrafos de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Entre os trabalhos selecionados: Vanusa Babaçu - fotografia: O Maranhão e sua negritude - fotografia realizada no Rio Tocantins, no período de veraneio praia do cacau - retratada - Isabel Lima, afro descendente de 12 anos.
As fotografias foram selecionadas por um júri composto por renomados profissionais que atuam na área. A cada ano cresce o número de participantes, na última edição foram 183 participantes.
De acordo com Werinton Kermes, a ação é uma maneira de divulgar novos trabalhos e, ao mesmo tempo, proporciona interação cultural. “Nesta mostra queremos levar ao público uma parcela significativa da produção fotográfica do país, possibilitando o intercâmbio entre os fotógrafos dos diversos estados brasileiros, bem como revelar novos talentos, além de ser uma maneira divulgar nossa cidade e nossa região, já que os fotógrafos participantes adquirem vínculo com Sorocaba e Votorantim”, explicou Kermes.
A exposição “Brasil Afro” acontece na internet (de maneira virtual), na Fundec, em Sorocaba, e na Caixa Econômica Federal, em Votorantim, entre os dias 18 e 28 de novembro de 2010.
A fotografia Selecionada para a Mostra Afro 2010 - O Maranhão e sua negritude - vai compor mostra inédita da fotografa que será exposta no Instituto Federal do Maranhão nas unidades de Imperatriz e Açailândia 23 a 26 de Novembro de 2010.
http://www.grupoimagem.org.br/
http://vanusababassu.blogspot.com/
http://fotorealidade.blogspot.com
terça-feira, 19 de outubro de 2010
A Nova MPB
A Música Popular Brasileira é definitivamente a melhor do mundo.
Exageros a parte, me orgulha muito a nossa música popular e nossos ilustríssimos intérpretes e compositores.
Esquecendo um pouco os meteoros sonoros infernais lançados sobre nossos pobres e delicados ouvidos por essa mídia sedenta por dinheiro e alienação, posso navegar no delicioso e tranqüilo mar da mais pura e refinada música que o mundo adora e consome muito mais do que nós brasileiros: MPB, Bossa Nova, Samba, Chorinho.
De uns tempos pra cá surgiram algumas caras novas e ótimas no cenário musical brasileiro: Depois de Marisa Monte, Adriana Calcanhoto e Jorge Versilo, entre outros, vieram Mart’nália, Vander Lee, Roberta Sá, Mônica Salmaso, Céu, Eliana Printes, Seu Jorge, Vanessa da Mata, Mariana Aydar, Ana Cañas, Jair Oliveira, Luciana Oliveira, Bruna Caram, Chico Pinheiro, Karina Buhr, As Chicas, entre muitos outros.
Os caríssimos amigos irão se deliciar, eu garanto.
* A Música Popular Brasileira (mais conhecida como MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba.
Hoje em dia, é considerado MPB tudo que não seja Sertanejo, Forró, pagode, Tecnobrega e outros que nós sabemos, né?
Até breve!terça-feira, 5 de outubro de 2010
Bar Inteligente - por Vanusa Babaçu
Quartas, o violão e o microfone ficam livres e quem quiser pode dividir seus talentos musicais.
textículo e clik: Vanusa Babaçu
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
terça-feira, 20 de julho de 2010
Feira Internacxional de Artesanato e Mostra fotográfica
segunda-feira, 19 de julho de 2010
quarta-feira, 14 de julho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Salve Mané!!!!
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Tributo a Rita Lee
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Me procuro na cidade e em suas luzes
Nas madrugadas, num mundo real
Corro ruas, paro em bares
Me aqueço e me esqueço em cada olhar.
Fecho os olhos pra tentar me ver
Alguma coisa, aqui dentro canta e me encanta.
Abro a garganta e tudo em mim, dança.
Mudança de estado de espírito.
E o brilho das estrelas dá o tom
O brilho das estrelas e o batom
A cidade me alcança e suas luzes
Rasgam a distância e a solidão.
Nas ruas o som das tribos
No mesmo ritmo cardíaco das horas
Que ultrapassam os automóveis e os sinais
São trilhas que me levam de volta pra mim.
Nas noites musicais desta cidade imperam intérpretes, instrumentistas, compositores quase anônimos, não fosse a velha e boa boemia de alguns notáveis companheiros que seguem, incentivam e se divertem com eles. Senhoras e senhores, aplausos para o público ouvinte e amante daquela quase esquecida boa música brasileira!
Entra ano e sai ano, administrações e administradores e o cenário artístico, entre uma promessa e outra, fica cada dia mais isolado sem uma política cultural que abrace a todos com igualdade. E os santos de outras casas mudam-se pra cá, e aqui, “obram seus milagres!”.
E ouve-se por aí: “Imperatriz não tem cultura.” Ora, senhoras e senhores, que tal andar de noite nas ruas, praças, bares e, quem sabe, fazer uma visita de vez em quando ao nosso querido “Ferreira Gullar”?
Pronto! Sejam todos bem vindos. O prazer é nosso também.
Beijos musicais.
Lena Garcia
domingo, 30 de maio de 2010
Babaçu sem MODERAÇÃO
fOTOGRAFIA: bABAÇU
aRTE: cAIRO
tEXTO: lENA gARCIA